Avaliação baropodométrica da influência dos saltos altos em mulheres normais

Autores

  • Cibele Réssio UNIFESP
  • Caio Nery UNIFESP
  • Raúl Gonzáles Lima USP

Palavras-chave:

Calçados femininos, sapatos de saltos altos, pressoes plantares, Baropodometria

Resumo

Os autores estudaram o efeito dos saltos altos, em dez indivíduos normais do sexo feminino, em quatro alturas de saltos: SO (Oescalço), St (3,0 cm), 52 (6,0 cm) e 53 (9,6 cm), 400 passos, quanto à distribuição do pico de pressão máxima, impulso vertical, análise temporal do passo, velocidade e Localização do baricentro (CON; utilizando o baropodômetro F-Scan, (Tekscan, Boston, MA). Para esse fim, foram confeccionados calçados de fôrma e material idênticos. A análise dos resultados demonstrou que os picos de pressão máxima na planta dos pes e reduzida com o uso de calçados. A análise isolada dos níveis pressoricos nas plantas dos pés não constitui metodo seguro para determinação de "condição de risco" para integridade dos pés. Com a utilização dos saltos altos, aumentou a concentração dos picos de pressão máxima na região do hálux e sob a cabeça do lmetatársico e a duração total do passo, principalmente em virtude da hiperatividade do mediopé, enquanto a fração do retropé se reduz e a antepe não se altera. O uso de calçados de saltos altos, determinou o aumento do impulso vertical na planta dos pes e com a elevação dos saltos ocorreu a redução da velocidade de deslocamento do COP na região do mediope acompanhada de aumento da velocidade do CAOP no retrope. A velocidade do COP no antepe, independente da altura do salto, se manteve constante. O aumento na altura dos saltos determinou a "centralização" e "retificação" da trajetória do baricentro na planta dos pés.

Biografia do Autor

Cibele Réssio, UNIFESP

Mestre em Ortopedia e Traumatologia - lntegrante do Setor de Medicina e Cirurgia do Pé da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina.

Caio Nery, UNIFESP

Professor Adjunto-Livre Docente do Departemento de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP - Escola Paulista de Medicina. Chefe do Setor de Medicina e Cirurgia do Pé.

Raúl Gonzáles Lima, USP

Professor Doutor em Engenharia Mecânica pela Faculdade Politécnica - USP.

Downloads

Publicado

2008-08-16

Como Citar

Réssio, C., Nery, C. ., & Lima, R. G. (2008). Avaliação baropodométrica da influência dos saltos altos em mulheres normais. Tobillo Y Pie, 1(1), 24–33. Recuperado de https://jfootankle.com/tobilloypie/article/view/1253

Edição

Seção

Artigo Original