Cirurgia Profilática no Pé de Diabético

Alongamento Percutâneo do Tendão Calcaneano

Autores

  • Fábio Batista UNIFESP
  • Antonio Augusto Magalhães UNIFESP
  • Caio Nery UNIFESP
  • Augusto César Monteiro UNIFESP
  • Silvía Kobata UNIFESP

Palavras-chave:

Pé Diabético, Úlcera Plantar, Cirurgia no Pé Diabético, Alongamento Percutâneo do Tendão Calcâneo.

Resumo

lntrodução. O Diabetes Mellitus é uma doença sistêmica, que acomete cerca de 110 milhões de pessoas em todo o mundo. Suas complicações são, atualmente, as principais indicações de hospitalização e a principal causa de amputação não traumática da extremidade inferior. Alguns trabalhos demonstram a necessidade de internação em até 32% dos pacientes com úlceras plantares. Estes apresentam, inclusive, risco 15% maior de mortalidade. Os principais fatores de risco para a ocorrência da úlcera, infecção e ameaça da extremidade, estão bem determinados, sendo a neuropatia periférica e as deformidades fixas não corrigidas como os mais importantes. Metodologia. Foram analisados 300 pacientes, no período de 2000 a 2006, provenientes do ambulatório de pé insensível do Setor de Medicina e Cirurgia do Pé / Lar Escola São Francisco – UNIFESP e da Clínica de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Dr. Cármino Caricchio. Destes, 12 pacientes foram selecionados a serem submetidos a tratamento cirúrgico profilático do pé diabético por meio de alongamento fracionado percutâneo unilateral do tendão calcaneano. Resultados. Como resultados, 91,3% dos pacientes operados se mantiveram sem lesões durante o seguimento e referiram melhora significativa na qualidade de vida e função da extremidade. Conclusão. Conclui-se que a cirurgia profilática do pé diabético é fundamental na clínica de tratamento avançado do pé diabético e visa prevenir e minimizar as complicações podais nestes indivíduos.

Biografia do Autor

Fábio Batista, UNIFESP

Key Opinion Leader on latin-America Advanced Wound Care Panel e Chefe do Ambulatório de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé do DOT-UNIFESP/EPM.

Antonio Augusto Magalhães, UNIFESP

Doutor e lntegrante do Setor de Medicina e Cirurgia do Pé do DOT-UNIFESP/EPM.

Caio Nery, UNIFESP

Prof Associado-Livre Docente do DOT-UNIFESP/EPM.

Augusto César Monteiro, UNIFESP

Ex-Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Dr Cármino Caricchio.

Silvía Kobata, UNIFESP

R4 do Grupo de Medicina e Cirurgia do Pé do DOT-UNIFESP/EPM.

Downloads

Publicado

2008-08-16

Como Citar

Batista, F. ., Magalhães, A. A., Nery, C., Monteiro, A. C., & Kobata, S. (2008). Cirurgia Profilática no Pé de Diabético: Alongamento Percutâneo do Tendão Calcaneano. Tobillo Y Pie, 1(1), 16–19. Recuperado de https://jfootankle.com/tobilloypie/article/view/1251

Edição

Seção

Artigo Original