Avaliação das complicações da incisão lateral estendida no tratamento cirúrgico das fraturas intra-articulares desviadas do calcâneo

Autores/as

  • Márcio Gomes Figueiredo
  • Helencar Ignácio
  • Carlos Tadeu Rocha Vieira
  • Leonardo Daí Mino

Palabras clave:

Complicações pós-operatórias, Calcâneo/cirurgia, Osteomielite, Fixação interna de fraturas, Deiscência da ferida operatória

Resumen

Objetivo: Avaliar as complicações da via lateral estendida no tratamento cirúrgico das fraturas intra-articulares desviadas do calcâneo em um hospital universitário Métodos: No período de janeiro 2010 a dezembro 2012, foram revisados 37 pacientes, com 43 fraturas intra-articulares desviadas, abordados cirurgicamente por meio de redução aberta e fixação interna, realizando a via lateral estendida. A obtenção dos dados foi realizada através de entrevistas e revisão de prontuários. A análise foi realizada por meio de técnicas descritivas (frequência absoluta, frequência relativa e medidas de tendência central - média e mediana), representadas por tabelas e gráficos. Resultados: Dezessete dos 43 (39,5%) pés operados apresentaram complicações na ferida operatória, a deiscência de ferida foi a mais frequente, ocorrendo em 9 casos (20,9%), infecção superficial em 1 paciente (2,3%), 4 pés acometidos por infecção profunda (9,3%) e um caso de neuropraxia do sural. Conclusões: Concluímos que a via lateral estendida no tratamento das fraturas intra-articulares com desvio do calcâneo, apesar de facilitar a abordagem por visualização mais direta, apresentou alto índice de complicações, sendo a deiscência de sutura a mais comum, porém semelhantes aos descritos na literatura.

Biografía del autor/a

Márcio Gomes Figueiredo

Grupo do Pé e Tornozelo, Hospital de Base, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Helencar Ignácio

Grupo do Pé e Tornozelo, Hospital de Base, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Carlos Tadeu Rocha Vieira

Serviço de Ortopedia e Traumatologia, Hospital de Base, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Leonardo Daí Mino

Serviço de Ortopedia e Traumatologia, Hospital de Base, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Publicado

2015-06-23

Cómo citar

Figueiredo, M. G., Ignácio, H., Vieira, C. T. R., & Daí Mino, L. (2015). Avaliação das complicações da incisão lateral estendida no tratamento cirúrgico das fraturas intra-articulares desviadas do calcâneo. Tobillo Y Pie, 7(1), 6–13. Recuperado a partir de https://jfootankle.com/tobilloypie/article/view/1452

Número

Sección

Artigos